Produções

Oficinas

PALHAÇARIA

Entre jogos e brincadeiras os participantes entram em contato com a linguagem e o espírito do palhaço buscando formas de expor e lidar com os seus momentos de erro, medo e ridículo para, assim, utilizá-los cenicamente ou não.
Os participantes também serão convidados a elaborar sua própria caracterização a partir de figurinos, adereços e maquiagem.
A oficina é indicada para palhaços, palhaças, atores e atrizes profissionais ou amadores, educadores, pessoas interessadas em experiências artísticas, grupos da terceira idade. É sempre incrível realizar esse trabalho com crianças, pais e cuidadores.

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Baseada na experiência da Cia Circo de Trapo com o projeto Literatura na Cesta Básica e em outros espaços de leitura. Utilizamos nesta sensibilização vídeos, relatos, artigos e muitos livros, utilizando vivências práticas e dinâmicas como recursos pedagógicos.
Os conteúdos abordados passam pela escolha do acervo, as diferenças entre narração de histórias e mediação de leitura, conceitos básicos sobre a mediação de leitura, preparação do espaço de mediação e formação de público para bibliotecas. Para bibliotecários, educadores, mediadores de leitura, jovens de ONGs e grupos escolares.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Cia. Circo de Trapo utiliza em suas narrações de histórias muitas canções, brincadeiras, livros e poesias. É baseada na experiência do grupo com a narrativa oral que a Cia. elaborou esta oficina que aborda alguns assuntos como: a construção e o estudo da narrativa, escolhas de recursos e do local da apresentação, escolha do repertório. Esta oficina é indicada para educadores, artistas, bibliotecários, mães, pais, cuidadores e interessados na arte de narrar.

A PALAVRA É BRINQUEDO

Marco Antonio Ponce brinca de criar versos com os participantes, conta como nascem suas criações e traz brincadeiras rimadas inspiradas nos seus livros infantis A OGRA DE COLAR, ERA UM… e VARINHA DE IMAGINAR. É um trabalho facilitador no processo de aprendizagem da leitura e da escrita pois ao trazer a palavra como brinquedo tira o peso da obrigação, facilitando a ampliação de repertório e possibilidades de cada um com a criação poética. Pode ser realizada com educadores, artistas, bibliotecários e turmas escolares.

A duração das oficinas é  pensada de acordo com a necessidade de cada grupo. Pode ser uma sensibilização de um encontro ou um processo mais completo com alguns encontros.